segunda-feira, 22 de agosto de 2011

ameii

Nós esperando muito ansiosamente pela jornadinha
Lembranças
Quando eu morava em Julio de Castilhos, eu tinha muitos amigos, tio e primos e um dia meu irmão
quis vim embora e de pois de dia o meu outro irmão também quis vir embora e de pois de 22 anos que a jente morava em Julho de Castilho a minha mãe também quis vir embora e novembro nós
descobrimo que o mano Eduardo tinha leucemia e depois que fez 11 meses que ele tinha essa doença ele morreu e de pois que ele morreu a mãe não quis mais morar aqui então famos embora para Capão Bonito do Sul e dai não gostemos de mara lá então nós voltamos morar aqui e depois de 2 meses descobrimo que a minha tia expulsou a vó a mãe do meu pai de casa então ela venho mara aqui com nós

á espera...

Sabe nós estamos pensando todo o dia nisso não tem um minuto que nós não estamos falando na jornadinha de literatura.
só a espera da quinta- feira!
mayra
bom hoje eu estou muito anciosa para ir na jornadinha e todos os meu colegas eu acho que vai ser muito legal
Sou a Cristhiely e estou ansiosa para ir na jornada nunca fui mas ja ouvi falar sobre a jornada.Não vejo a hora de conhecer os escritores.
eu estou muito ansioso para ir a 6jornadinha de literatura em passo fundo estamos na contagem regresiva falta 3 dias

Lembranças Triste

uma lebrança que eu não vou esquser foi quando o meu tio não tinha gas e daí ele foi trabalhar de seguransa numa festa e no meio da festa teve uma briga. e ele foi assasinato com uma facada na bariga e no meio da quele tulmuto não socorrerão ele logo quando chego socoro que caregarão ele no carro ele chogou no hospital de passo fundo morto . já se pasarão 3 anos e a fimilha a inda não consegue esquese essa historia

Lembranças

Durante as férias de inverno eu fui viajar para planalto e nos pasamos

pelo zólogico e nos chegamos em planalto era 19:50 da noite foi legal quando

agente foi na prassa de noite mas logo fomos para casa da tia em planalto

logo de manha nos fomos denovo la na praça conheci alguns amigos e nos fomos comprar xis e daí mais tarde fomos fomosla na tia de novo e jantamos

e fomos dormir e no outro dia a gente foi para casa quando cheguei fui lá na minha casa é só isso esse foi um dia bem legal

Estamos asiosamente esperando pela quinta-feira pra irmos lá, nossa durmo pensando nisso, aquele frio na barriga antes de ir.....






mayra

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Lembranças


Um fato importante que aconteceu na minha vida foi quando eu vim pro Brasil, com  3 meses de vida, eu nasci em Cochabamba – Bolívia. Eu vim porque minha mãe fazia faculdade, minha vó paterna tinha que cuidar do meu irmão Carlos Mauricio, meu irmão por parte de pai, e ela não tinha tempo de me cuidar, então minha mãe me deu para minha avó materna me cuidar. Assim vim morar em Tapejara/RS Brasil,  hoje tenho 12 anos e desde então ela cuida de mim. Lembro também que, quando eu tinha anos, minha mãe veio de Madri / Espanha, pra me visitar, me trouxe muitas coisas. Fiquei bem feliz, mas logo depois ela teve que ir embora, e o ano passado ela e meu pai vieram pra morar comigo. Meu pai voltou para a Bolivia, para cuidar do meu irmão, e minha mãe e eu estamos morando com minha vó ! Bom esse é um fato importante na minha vida !

dama de honra


Uma coisa que marcou minha vida foi quando a minha irmã se casou, e eu fui
dama de honra do seu casamento.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

O carro X banhado

Quando eu tinha 2 anos, estava pegando alguns chicletes dentro do carro do meu pai e de repente eu mexi no freio de mão e o carro começou a descer e ,eu, numa situação de desespero pulei para fora do carro, olhando o carro cair dentro de um banhado.
Hufa... o carro era novinho e não sofreu quase nem um arranhão, e para tirar o carro foi preciso uma patrola. Quase no final do serviço, foi ela que quase virou ao subir a ladeira.




MORAL DA HISTÓRIA: Fiquei sem meus chicletes.

CONTAGEM REGRESSIVA


Os alunos das três 5ª séries da Escola Municipal de Ensino Fundamental Giocondo Canali  de Tapejara R/S estão na contagem regressiva para  a participação na 6ª Jornadinha Nacional de Literatura. O dia em estaremos presentes será dia  25 de agosto, em Passo Fundo. Para que estejam por dentro dos assuntos que serão abordados no evento, as turmas estão trabalhando, em sala de aula, o tema deste ano “Leitura entre nós: redes, linguagens e mídias”, a letra da música tema, os textos, livros e escritores que compõem as rodas de conversas da Jornadinha.

BIKE/HOSPITAL/ NARIZ QUEBRADO

Eu estava consertando minha bike e fui dar uma volta. Andei normal, mas quando cheguei em uma descida percebi que tinha me esquecido de apertar a roda da frente e cai de boca no calçamento, também me ralei todo o rosto.
Me levaram ao hospital para me ezaminarem e por pouco não quebrei meu nariz, mas no fim já estava tudo bem, só bastante dolorido.

(: MEU SÁBADO (:

Sábado eu saí com meus amigos para andar de bike na pracinha, quando chegamos lá ficamos sentados um pouco e depois fomos até o Parque de Rodeio para continuar a andarmos de bike,mas queríamos mais aventuras,por isso fomos lá no asfalto para empinar as bike. No final da tarde fomos embora, voltando para casa meu amigo caiu de bike e se esfolou todo o braço. Nós ajudamos ele a se levantar, subiu na bike e saiu andando,cada um foi para casa e eu fui tomar banho, jantar e fui para o computador, só às 23:30h fui dormir.

Lembranças não agradáveis

Um dia eu fui viajar com o meu vó e minha tia e tio. No meio da viagem, quando estávamos passando por Foz do Iguaçu, vimos um homem atirado no chão com uma arma e ouvimos três tiros, quando percebemos tinha muito sangue nas roupas. Minha tia tentou ajudar, mas ele já estava morto. Foi uma cena muito terrível que não consegui esquecer por um bom tempo.

Bike X Pontos

Lá vem mais um acidente de bicicleta: isso foi quando eu tinha 7 anos, fui andar de bicicleta, caí e machuquei o meu joelho que chegou a aparecer o osso. Precisei fazer 8 pontos no Posto de Saúde.
Depois de algum dias voltei lá para tirar os pontos .Tenho a cicatriz até hoje, acho que não vou esquecer nunca desse acidente por causa da cicatriz.

Minhas lembranças

Quando nasci quase morri, pois o cordão umbilical tinha dado três voltas no meu pescoço, mas os médicos foram mais ágeis e me salvaram.
Minha família e eu fomos morar no Belém do Pará, eu já tinha 1 ano e morava no Mato Grosso fui morar com minha avó materna, mas hoje não me lembro deles por que faz muito tempo que eu não os vejo.Quero reencontrá-los um dia.
Outra situação em que eu me encontrei foi em 2005 quando eu quebrei minha perna ao me empurrarem do muro da minha casa em São João da Urtiga e eu quebrei minha perna, lembro que chorei muito de dor, mas eu superei.
Um tempo depois nos mudamos para Tapejara, eu conheci vários amigos, mas não foi só coisa boa que aconteceu aqui em Tapejara um fato bem triste também: meus pais se separaram mas foi melhor assim (eles só brigavam).


Indo pra escola

Estava indo à escola com meu pai, eu ia pulando e de repente tropecei nas pedra e me fui para o chão . Quem viu começou a rir e eu comecei a chorar e não queria ir mais pra escola, não porque tinha me machucado não era de vergonha pelo tombo. Foi neste momento que meu pai disse que eu precisava ir para escola e aprender bastante. Acabei ficando e hoje ficou só na lembrança.

Perdi minha cadelinha

Certo dia acordei, levantei e fui olhar minha cadelinha na sua casinha, mas ela não estava mais lá, descobri que meu pai tinha dado ela para um menino que passava na rua, porque ele disse que ela fazia muita sujeira.

Eu me tranquei no quarto e comecei a chorar, fiquei muito triste por ter perdido meu bichinho de estimação, também fiquei aborrecida com meu pai porque eu tinha ela já fazia algum tempo e tinha me apegado a ela.

Lembranças

Quando eu tinha 4 anos, eu gostava muito de andar de motoca, mas certo dia eu fui andar na descida da minha rua e caí, a motoca no meio, fiquei sem ela,mas hoje me lembro e acho até que foi muito engraçado.


Assinar ata, sem culpa

Num belo dia de sol, quando eu estudava na Escola Estadual Fernando Borba, dois meninos estavam encomodando eu e meus amigos . Até que certo momento meus amigos correram atrás deles e bateram nos meninos e eu fiquei sentado no banco do pátio só olhando. Logo veio a diretora buscar eles para irem até a secretaria, só que ela me levou junto e tivemos que assinar ata pelo acontecido.Tentei me explicar dizendo que eu não havia participado da briga, mas não adiantou, levei a pior.



Lembranças


Quando eu tinha 10 anos, cai de bicicleta e bati a cabeça no cordão, acabei no hospital de Tapejara só para ficar em observação, os médicos acharam melhor me encaminhar para o Hospital de Passo Fundo e fazer mais exames, mas ficou tudo bem foram só esfoladas nas pernas, minha cabeça está em ordem.

É parece que este ano não foi de sorte para minha família, pois algo de muito triste aconteceu: o meu pai faleceu, sofreu um acidente no trânsito.

Chorei muito e fiquei muito triste. Tenho mais dois irmãos maiores que eu, minha mãe estava separada dele , mas sofreu também. Meu pai tinha 42 anos e morreu muito cedo, tenho muitas recordações dele. Neste ano de 2011, no mês de julho faleceu meu tio muito querido, ele era irmão da minha mãe, também bem novo de morte cerebral. Não tive ânimo de voltar para a escola depois das férias de inverno , pois fiquei muito abalado. Mas ainda tenho muitas pessoas que gostam de mim e se preocupam comigo, então preciso me esforçar bastante para conseguir o que quero e eu sou capaz.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

O diário (nem sempre) secreto de Pedro


Preparando as turmas de 5ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Giocondo Canali para a 6ª Jornadinha Nacional de Literatura, desenvolvemos este blog para apresentar algumas lembranças diárias dos alunos participantes.

A técnica sugerida tem como tema base o livro de Telma Guimarães Castro Andrade: "O diário (nem sempre) secreto de Pedro".

Cada blog envolve uma das três turmas de quinta série da escola.

Este é o blog da 5ª Série 2.